Clonezilla e Dell Optiplex 380/390: problema com placa de rede

Ao usar o Clonezilla (2.4.2-10) para restaurar a imagem de dois desktops Dell, modelos Optiplex 380 e Optiplex 390, ocorreu um problema curioso: após o boot do Clonezilla as placas de rede desses desktops permaneciam desativadas, impedindo a restauração das imagens pela rede. As placas não subiam nem com comandos manuais.

O curioso é que nos dois outros desktops (um 380 e um 390) que serviram como modelo para a geração das imagens, esse problema não ocorreu.

Após aquela perda de tempo padrão de agumas horas tentando descobrir o problema percebi que a única diferença entre os desktops que usei para gerar as imagens e os desktops nos quais as imagens deveriam ser gravadas, eram versões de BIOS diferentes.

  • No Optiplex 380:
    • BIOS no desktop de origem: A04
    • BIOS no desktop de destino: A01
  • No Optiplex 390:
    • BIOS no desktop de origem: A03
    • BIOS no desktop de destino: A01

Como o restante do hardware era exatamente o mesmo, atualizei as versões das BIOS nos desktops de destino para a mesma que foi utilizada nos desktops de origem (as versões mais novas estão disponíveis no site da Dell). Pronto! Problema resolvido!

A atualização da BIOS do Optiplex 380, da A01 para a A04 é feita diretamente. Já a atualização da BIOS do Optiplex 390, da A01 para a A03 não é direta: é necessário atualizar primeiro para a A02 e depois para a A03.

Então fica a dica: se após o boot do Clonezilla a placa de rede não subir, verifique se não é a hora de atualizar a BIOS do seu computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *