Ferramentas para Bare Metal Backup and Recovery

Como parte da política de backup, sempre que algum servidor precisa ser desligado para manutenção periódica, uma imagem de seus HDs é feita através de uma ferramenta de Bare Metal Backup and Recovery. Utilizamos três ferramentas muito boas:

  • Clonezilla (www.clonezilla.org): é um programa de “disk imaging/cloning”, completamente free, que faz cópias/imagens de um HD. É excelente mas possui uma limitação: se o HD de origem for maior do que o de destino, pode não ser possível restaurar a imagem (existem outras saídas para isso, como não copiar o HD inteiro mas somente uma partição).
  • Parted Magic (www.partedmagic.com): é uma distribuição linux live completa, com inúmeros utilitários administrativos e de backup/restore. Excelente e muitas vezes utilizada em conjunto com o Clonezilla, para diminuir uma partição de um HD para que a cópia a ser feita possa caber em um HD menor. Não é grátis mas é quase: somente US$ 9,00!
  • Tuxboot (www.tuxboot.org): é um programinha utilitário free para gerar CDs e USBs inicializáveis. Excelente para criar um pen-drive inicializável com o Clonezilla ou o Parted Magic para fazer o backup/restore de hosts que não têm drive de CD/DVD.

Esses três utilitários são ferramentas úteis na política de backup e restore, vale a pena conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *