Playlist do Capítulo 1 do livro “Common Lisp: A Gentle Introduction to Symbolic Computation”, de David S. Touretzky

Eu considero que o livro Common Lisp: A Gentle Introduction to Symbolic Computation, de David S. Touretzky, é o melhor livro sobre Common Lisp para iniciantes. Sim, eu não disse “um dos melhores”, eu disse especificamente “o melhor”.

Touretzky conseguiu colocar em 442 páginas (e mais alguns anexos) toda a explicação que alguém que nunca utilizou Lisp precisa para começar (e começar bem). Mais ainda: o livro é adequado para quem nunca programou na vida e quer começar encarando logo uma linguagem que, apesar de pouco utilizada hoje em dia, é extremamente poderosa, a Common Lisp:

Impressão de 2013

O conteúdo começa bem do a-b-c da programação, explicando o que são funções e dados (com exemplos genéricos e como tudo funciona em Lisp), depois explica os conceitos iniciais sobre listas, passando pela função EVAL, explicação de condicionais, variáveis e efeitos colaterais, o uso de listas como uma estrutura de dados, programação aplicativa, recursiva e iterativa, bem como tópicos como input/output, alocação, estruturas e o sistema de tipos, arrays, hash tables, macros e compilação. Ufa!

Apesar dos tópicos englobarem conteúdo avançados de Ciência da Computação, note a palavra “Gentle” no título: o livro é realmente uma introdução gentil à computação simbóllica através da Common Lisp. O próprio autor identifica os públicos que mais se beneficiariam com esse livro:

  • Estudantes de qualquer área (de exatas, biológicas e humanas) que nunca programaram antes;
  • Psicólogos, linguistas, cientistas da computação e qualquer outra pessoa interessada em inteligência artificial (com uma ressalva: Lisp já não é mais a linguagem padrão para inteligência artificial e está sendo substituída por outras linguagens mais modernas); e
  • Amadores que têm a computação como hobby e que gostariam de aprender sobre Lisp.

A útlima versão impressa do livro é de 2013 e pode ser adquirida na Amazon, eBay ou AbeBooks. O próprio professor Touretzky disponibiliza a versão de 1990 em formato PDF e PS em seu site, https://www.cs.cmu.edu/~dst/LispBook/:

Impressão de 1990

Para ajudar a difundir o Common Lisp e ajudar quem tem dificuldades com o inglês e, mesmo assim, que aprender, eu preparei uma série de vídeos que seguem rigorosamente os capítulos e seções desse livro, explicando bem devagar e pausadamente todo o conteúdo do livro (inclusive resolvendo os exercícios).

A playlist com os 25 vídeos referentes ao capítulo 1, Funções e Dados, já está disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoemcpWbRYF8nwCnZsoLcEqo47D9kCh7o. Se você gostar, inscreva-se no meu canal do YouTube para ser avisado quando os novos vídeos dos outros capítulos forem disponibilizados.

Aqui estão os vídeos do Capítulo 1, Funções e Dados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *