Conexão do Forms 6i com o Oracle 12c

O Oracle 12c não permite, por padrão, a conexão do Forms 6i pois a última versão do banco de dados certificada para o Forms 6i foi a 10.1.

Para que o Forms 6i se conecte ao Oracle 12c, faça o seguinte:

Primeiro, altere o parâmetro de inicialização sec_case_sensitive_logon para false. Conecte-se como system e dê o seguinte comando:

alter system set "sec_case_sensitive_logon"=false comment='Mudei para FALSE para permitir login do Forms6i' scope=both sid='*';

O comentário é somente um lembrete para que no futuro saibamos porquê alteramos o parâmetro. O scope both indica que é para o parâmetro ser alterado no spfile e na instância, dinamicamente, em todos os sids.

Em segundo lugar, edite o arquivo sqlnet.ora do servidor (fica no diretório $ORACLE_HOME/network/admin) e acrescente a seguinte linha:

SQLNET.ALLOWED_LOGON_VERSION=8

Com as duas modificações acima o Forms e Reports 6i conseguirão se conectar com o Oracle 12c normalmente (lembre-se que não é uma configuração certificada), sem nem precisar reiniciar o banco.

Lembre-se também que o Forms6i só trabalha com bancos UTF-8 ou WE8MSWIN1252, por exemplo. Se seu banco de dados tiver characterset AL32UTF8, o Forms 6i não funcionará!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *