Que software usar para análise de dados?

Uma pergunta que sempre me fazem quando converso com alguém sobre análise de dados é: “que software devo usar para isso”? E a resposta é, invariavelmente, “depende”.

Existem ótimas opções open-source e comerciais que fazem basicamente a mesma coisa, de modo mais fácil ou mais difícil. Informo aqui as principais opções existentes hoje em dia.

As principais alternativas comerciais “na moda” hoje em dia são:

As principais alternativas open-source hoje em dia são:

O Stata, SAS, SPSS e R são softwares de análise estatística que evoluíram para incluir muitas outras ferramentas.

O Python não é um software estatístico, é uma linguagem de programação, mas conta com inúmeros packages de análise de dados e ferramentas avançadas, e hoje já é uma alternativa viável e bastante utilizada.

O MATLAB e o Octave são mais voltados à matemática mas também contam com packages opcionais que os tornam ferramentas poderosas para análise de dados.

Em resumo:

  1. Se você quer as melhores ferramentas disponíveis, e de graça, vá de R, Octave e Python: você terá todas as ferramentas de análise mais avançadas disponíveis hoje em dia por um custo/benefício imbatível: nada. Obviamente a curva de aprendizado será bem maior. ATENÇÃO: de graça aqui não quer dizer ruim! O R hoje é considerado a lingua franca da análise de dados e está tornando-se o padrão mundial nesse campo.
  2. Se você quer o MATLAB ao invés do Octave, para começar a aprender (sem uso comercial) pode gastar até uns 300 dólares para adquirir a licença “Student” ou “Home”. Se for usar comercialmente reserve mais ou menos 3.000 dólares para a licença padrão. ATENÇÃO: um dos objetivos do Octave é ser 100% compatível com o MATLAB portanto, você pode aprender com o Octave e depois migrar facilmente para o MATLAB.
  3. Se você quer um sistema comercial com interface gráfica amigável com um custo/benefício razoável, adquira o Stata por certa de 1.700 dólares (de todos os softwares comerciais, é o que tem o melhor custo benefício).
  4. Se você quer um sistema com interface gráfica amigável e tem mais dinheiro para gastar, pode ir de SPSS ou SAS.

E quais eu uso hoje em dia?

  • R: basicamente para quase tudo
  • Octave e MATLAB: para algumas coisas bem específicas
  • Python: para algumas coisas bem específicas
  • Stata: para algumas coisas bem específicas

Não uso o SPSS e o SAS por dois motivos: não tenho a licença e a lista acima resolve todas as minhas necessidades.

Meu conselho é: comece com o R e o Octave; quando precisar de funcionalidades que uma linguagem de programação oferece, acrescente o Python. E para necessidades específicas, o Stata e o MATLAB!

Além desses softwares citados existem centenas de outros disponíveis, cada um com suas vantagens e desvantagens e aplicações específicas, por exemplo: se preciso fazer uma análise rápida estritamente epidemiológica, não utilizo nenhum dos que citei anteriormente mas, sim, o Epi Info (http://www.cdc.gov/epiinfo/). O importante é você ter claro a necessidade de análise e saber qual o software mais adequado (ou o mais fácil ou rápido, pois todos fazem basicamente a mesma coisa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *