Aprovado o TCC do Marcelo Leite Lopes!

Acaba de ser aprovado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Marcelo Leite Lopes, apresentado à FAESA Centro Universitário para a obtenção do Bacharelado em Ciência da Computação, intitulado “Detecção de Expressões Faciais: estudo e aplicação de uma CNN“.

Marcelo Leite Lopes

Em seu TCC o Marcelo reproduziu o treinamento de uma rede neural convolucional para o reconhecimento de emoções humanas através da análise de expressões faciais em fotografias!

A rede neural treinada obteve acurácia de 63,97% na detecção de emoções humanas, resultado muito bom para um TCC:

Alguns exemplos de detecção de emoções em fotografias:

Detecção da emoção “neutro”
Detecção da emoção “feliz”
Detecção da emoção “neutro”

O principal problema encontrado foi a incapacidade da rede neural em identificar corretamente a emoção “nojo”, o que provavelmente ocorreu pois o número de imagens de “nojo” utilizado no treinamento foi muito pequeno (menos de 500 imagens de nojo contra mais de 4000 imagens para as outras emoções):

A área de detecção de emoções através da expressão facial é extremamente promissora na computação e desdobramentos futuros deste trabalho incluem aumentar a base de imagens de treinamento (para obter maior acurácia) e utilizar a rede neural treinada em software que necessitem de detecção de emoções humanas.

Eu tive o privilégio de ser um co-orientador informal do Marcelo, juntamente com o orientador formal, o Prof. Rober Marcone Rosi. Agradeço ao prof. Rober e ao Marcelo pela oportunidade. Também agradeço aos demais membros da banca: Prof. Howard Cruz Roatti e o Prof. Otávio Lube dos Santos.

Para saber mais:

O vídeo da apresentação também está disponível no YouTube:

Parabéns ao Marcelo pelo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *