Erros na tradução de exercícios no livro de Física do Freedman

Por diversos motivos, agora nas férias, comprei a nova edição da coleção de livros de física do Freedman, a 14ª edição, traduzidos para o português pela editora Pearson:

Comprei os livros impressos na Amazon. Os links para cada volume da coleção são:

Ao reler o capítulo 1 do volume 1, Mecânica, a respeito de padrões, unidades e conversões de unidades (seções 1.3 e 1.4) escolhi aleatoriamente 4 exercícios para resolver, os exercícios 1.5, 1.9, 1.11 e 1.13.

Após resolver os exercícios fui conferir as respostas no livro e, para minha surpresa, dos 4 exercicios que eu escolhi, 2 estavam com o gabarito totalmente errado (os exercícios 1.5 e 1.9 estavam errados).

Na edição traduzida o exercício 1.5 diz o seguinte:

Ora, é um exercício bem simples e a resposta correta (5.3 \times 10^{-6}\text{ dam}^3) é obtida simplesmente com transformações de unidades:

Mas a resposta que o livro diz que é correta é algo completamente absurdo, 5,36 litros:

Já o exercício 1.9 diz o seguinte, na edição traduzida:

Também é um exercício bem simples, envolvendo apenas transformação de unidades e contas básicas para encontrar as respostas corretas:

Mas, novamente, a resposta que o livro traz é absurda:

Para entender porque as respostas estavam tão absurdas asim, olhei as mesmas questões no livro original, em inglês. Para minha surpresa as questões foram mal traduzidas (talvez em uma tentativa de adaptar as unidades americanas ao sistema internacional) e as respostas, no final do livro, não foram adaptadas da mesma maneira que as perguntas:

Em resumo: a tradução alterou as questões originais (e a questão 1.5 ainda foi muito mal reescrita) e manteve as respostas do original em inglês, por isso não fazem sentido nenhum no livro traduzido.

Considerando que eu escolhi aleatoriamente 4 exercícios para estudar e, desses quatro, 2 estavam errados, estou preocupado com o restante dos exercícios.

A editora deveria ter muito mais cuidado ao traduzir uma coleção que ela vende por mais de R$ 700,00 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *