Como atualizar pacotes no TeX Live

Os mantenedores dos packages disponíveis no TeX Live estão sempre liberando novas atualizações com correções de bugs e inclusão de funcionalidades. É importante que, periodicamente, você atualize esses packages. Para isso você deve utilizar o TeX Live Manager (acessado pelo comando tlmgr), que é a interface de gerenciamento e atualização do TeX Live (tanto para atualizar pacotes quanto para configurar/reconfigurar outras opções do TeX Live).

O TeX Live Manager tem uma interface gráfica que pode ser iniciada, como usuário root, pelo comando:

# tlmgr -gui

A interface é bem simples e intuitiva (para que a interface gráfica do TeX Live Manager seja exibida, sua distribuição Linux deve ter o pacote perl-tk instalado):

Através dessa interface gráfica de gerenciamento você pode configurar várias opções do TeX Live e atualizar, um, vários ou todos os pacotes.

Eu geralmente não utilizo o Tex Live Manager só para atualizar pacotes, prefiro fazer isso pela linha de comando, como usuário root. Para atualizar o próprio gerenciador de pacotes do TeX Live, inicialmente faça:

# tlmgr update --self

Para ver uma lista de pacotes com atualizações necessárias:

# tlmgr update --list

Para atualizar apenas um pacote:

# tlmgr update <nome do pacote>

Para atualizar todos os pacotes:

# tlmgr update --all

A atualização é executada automaticamente e, ao final, seu TeX Live estará com todas as correções de bugs e novas features disponíveis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *