Fim do 6º período!

Terminou nesta semana o 6º período da minha graduação em Ciência da Computação, na FAESA.

Por causa da pandemia do Covid-19 esse período não teve nenhuma aula presencial, todas as aulas, atividades e avaliações foram realizadas de forma online. Já adianto: foi extremamente cansativo e, razoavelmente, pouco proveitoso.

Sempre fiz cursos à distância (edX, MIT OCW, Coursera, Udemy…) e gosto muito desse tipo de instrução. Eu realmente aprendo muito em cursos online. Mas esses cursos são preparados para serem online, todo o design instrucional é planejado para que os alunos estudem por conta própria, no dia e hora que achar melhor, as atividades (que já são especialmente criadas e dimensionadas para esse tipo de estudo).

Com a FAESA (e, acredito, com qualquer outra faculdade que está trabalhando online durante a pandemia) o que pôde ser feito foi o seguinte: professores e alunos online, através do Microsoft Teams do do Jitsi, das 18:45h até 22:00h, de segunda a sexta.

Isso foi muito cansativo e pouco proveitoso. Depois de 20 minutos de aula eu não conseguia mais manter o foco e a atenção. Isso sem falar nas distrações de assistir aula de dentro de casa. Em resumo: pelo menos para mim as aulas online foram muito ruins!

Se essa paranóia com a pandemia continuar e se no próximo semestre todas as aulas foram online no mesmo formato (síncronas, via conferência, de 18:45h até 22:00h, de segunda a sexta), estou pensando seriamente em trancar a matrícula e aguardar a volta das aulas presenciais.

Atenção, não me entendam errado: a FAESA e os professores fizeram de tudo para manter a qualidade das aulas… mas especificamente para mim esse formato foi muito, muito ruim.

Mesmo assim consegui manter boas notas mas, com certeza, o aprendizado saiu prejudicado:

Agora é descansar e esperar se as aulas presenciais voltarão em 2021. Caso esse formato de aula online permaneça, não sei se farei a matrícula… talvez eu aguarde o retorno das aulas presenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *