Régua de cálculo (slide rule): 02 – Onde aprender?

Tendo decidido aprender a utilizar uma régua de cálculo e definido porque aprender (conforme discutido no primeiro artigo dessa série: Régua de cálculo (slide rule): 01 – Por que aprender?), o próximo passo é descobrir onde aprender o suficiente para começar.

Listarei a seguir as fontes que encontrei e que estão sendo úteis para o aprendizado, com um breve comentário sobre cada uma.

1. Conhecimentos gerais

Estes sites tratam de diversos aspectos das réguas de cálculo, desde sua história até métodos de uso, passando pelas explicações sobre os modelos, fabricantes, diferentes tipos, vantagens e desvantagens das diferentes escalas e muito mais. São interessantes e úteis para quem está começando.

  • Slide Rule (Wikipedia): uma excelente e breve introdução ao mundo das réguas de cálculo. Exlica os conceitos básicos sobre esses instrumentos, ilustra brevemente como realizar as operações matemáticas mais simples, fala sobre o design dos diferentes modelos e traz uma visão geral da história e uso contemporâneo. Não é a referências mais completa sobre o assunto, mas é um excelente ponto de partida.

Sim, eu sei, várias pessoas torcem o nariz ao ouvir o nome “Wikipedia”. Eu, ao contrário, adoro a Wikipedia: é uma excelente fonte terciária de informações, com links para fontes secundárias e primárias e texto em geral bem escrito (se for em inglês; textos em português não costumam ter a mesma qualidade).

Quando eu sei muito pouco ou nada a respeito de algum assunto, geralmente busco uma visão geral na Wikipedia e depois aprofundo os estudos nas fontes citadas, em livros ou no Portal de Periódicos da CAPES.

E quanto a qualidade da Wikipedia? Bem… leia o texto sobre réguas de cálculo na Enciclopédia Britannica (considerada por muitos como “A” enciclopédia) e compare as duas: depois dessa experiência você nunca mais vai duvidar que a Wikipedia pode ter, sim, conteúdo de qualidade…


  • International Slide Rule Museum (ISRM): um dos maiores, mais completos e detalhados sites a respeito de réguas de cálculo. Tem galerias e mais galerias de fotos e explicações sobre praticamente todos os modelos, de todos os fabricantes ao redor do mundo. Sua biblioteca online, com os PDFs de vários livros, é recurso indisensável para o aprendizado. Além da biblioteca online há cursos e tutoriais para os iniciantes. É uma referência completa! Visita obrigatória para aprender sobre o assunto.
  • The Oughtred Society: é uma sociedade internacional de colecionadores dedicada à preservação, história, ensino e divulgação das réguas de cálculo. Também é um dos maiores e melhores sites para aprender a respeito do assunto. Também é referência obrigatória para aprender, contanto com cursos e tutoriais online e em PDF para iniciantes, livros, manuais e diversas outras publicações.
  • Reglas de Calculo: excelente site em espanhol, com muitos recursos, explicações, fóruns, manuais de uso e cursos e tutoriais online para o aprendizado.
  • Math with your Brain: The Slide Rule: é uma pequena apresentação (91 slides) produzida para um encontro de 2012 do Switchgear Committee do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Tem um excelente resumo sobre a história, importância e tipos de réguas de cálculo. Também discute um tópico muito importante: estimação e o uso de dígitos significativos (significant figures) nos cálculos. Obs.: o entendimento e uso de dígitos significativos é tão importante que dedicarei um outro artigo desta série só para isso.
  • The Slide Rule Universe: é um site canadense de aficcionados e colecionadores de réguas de cálculo. A navegação no site é horrível mas tem tutoriais para iniciantes, uma seção sobre como limpar e fazer manutenção nas réguas de cálculo, uma seção sobre como escolher um modelo adequado às suas necessidades e várias outras informações interessantes. Desde que você tenha paciência para encarar a péssima navegação, esse é um bom site.

2. Sites de colecionadores

São publicados por colecionadores amadores ao redor do mundo. Apesar do layout antiquado desses sites, eles contém muita informação interessante.

  • Ron Manley’s Slide Rule: o site pessoal de um colecionador (Ron), com bons tutoriais e explicações para iniciantes. Tem um “A-to-Z Guide” que é excelente para iniciantes.
  • Eric’s Slide Rule: este colecionador tem artigos muito bons, com uma introdução às reguas de cálculo, e também disponibiliza um texto excelente sobre as escalas que podem estar presentes nos diferentes tipos de réguas. A página de limpeza e conservação também é excelente.
  • Rod Lovett’s Slide Rules: site de colecionador, com material interessante. Distribui um “guia” para quem se interessar em começar uma coleção.
  • Greg’s Slide Rule: outro colecionador que disponibilizou na internet manuais e material de referência para diversos modelos de réguas de cálculo.

3. Tutoriais práticos

Além dos tutoriais que podem ser encontrados nos sites já citados, existem alguns tutoriais práticos e rápidos na internet.

4. História

Para entender melhor a história e a evolução das réguas de cálculo, consulte:


Artigos anteriores desta série:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *