A disciplina de Sistemas Distribuídos, do curso de graduação em Ciência da Computação na FAESA, adota como um dos livros didáticos o Distributed Systems: Concepts and Design, de George Coulouris e outros autores.
Esse livro tem um recurso didático interessante que eu nunca tinha visto antes: ele não tem as respostas, mas indica onde procurar as respostas para os exercícios de fixação de conteúdo! A figura abaixo mostra um trecho dos exercícios do capítulo 5, com as indicações de onde procurar as respostas (eu destaquei com uma seta vermelha):
Achei esse recurso muito interessante pelos seguintes motivos:
- Economiza o tempo do aluno, que não precisa procurar páginas e páginas até achar o trecho que não entendeu bem, reler e conseguir responder;
- Facilita a identificação de conteúdos específicos que o aluno não entendeu bem e que precisam ser reestudados;
- Obriga o aluno a estudar e interpretar as figuras e tabelas para responder muitas questões; e
- Lista conteúdos e seções de outros capítulos que precisam ser considerados na resposta.
Como desvantagem só consigo imaginar a situação de um aluno preguiçoso que só lê o conteúdo indicado para responder aos exercícios, mas não para aprender o conteúdo. Entretanto, em se tratando de um livro para um curso superior, acredito que esse cenário seja a exceção, não a regra.
Enfim, foi o primeiro livro didático que eu vi que explicitamente indicou onde procurar as respostas. Achei esse recurso muito interessante! Por que esse tipo de auxílio didático não é mais difundido?